Atividades

MESA DE DEBATE
O Encontro será aberto com uma mesa de debate sobre o tema “Pensando a convergência entre áreas artísticas”.
Essa atividade foi pensada para a abertura do encontro como forma de promover a primeira reflexão teórica sobre o tema. A mesa de debate será composta por representantes dos grupos convidados para o Encontro e mediada pela performer Clara Lee Lundberg. A atividade é direcionada aos artistas imersos do Encontro e aberta ao público.


VIVÊNCIA EM PERFORMANCE

Nas tardes dos três dias de atividades formativas acontece a Vivência em Performance“ com a participação dos 48 artistas imersos  orientada pela performer e coreógrafa Clara Lee Lundberg. Os participantes da atividade se unirão para explorar as diversas linguagens e expressões de nossos corpos pós-coloniais numa sociedade cada vez mais polarizada, pesquisando o potencial político-poético de um corpo em movimento. “Estamos performando a realidade, ou é a realidade que nos performa?” Essa questão define o processo que será concluindo com uma instalação performática no espaço público da cidade de Ribeirão Preto.

Sobre Clara Lee Lundberg
Nascida em Estocolmo, Suécia, 1980.  Dançarina, Coreógrafa, Artista multidisciplinar. Mestra em NPP (Novas Práticas Performáticas) com especialização em Coreografia pela UNIARTS-DOCH (University of Arts of Stockholm), Suécia.
Trabalha como bailarina e coreógrafa profissional desde 2005 e tem apresentado varias obras próprias e obras em colaboração com outros artistas, como Pedro Flores Maldonado (México), Sérgio Castrillón (Colômbia), Mariana Pimentel (Brasil) Luís Ernesto Laguna (Cuba), Paloma Madrid (Chile/Suécia) e Carl Bromell (Suécia).
Seus trabalhos foram apresentados em diversos teatros, galerias e festivais, como Teatro Café Pequeno (Rio de Janeiro) Teatro Ipanema (Rio de Janeiro), Centro Coreográfico (Rio de Janeiro), Encontro Hemisférico (São Paulo), Vértice festival (Florianópolis), Modern Dance Theatre (Estocolmo), La Casa Encendida (Madrid), Teatro Chapitô (Lisboa) e Festival de Vídeo Danza de La Habana (Cuba).
Ministrou aulas e oficinas em vários países como Brasil, Argentina, Suécia e Dinamarca.


RESIDÊNCIAS
Nas manhãs dos três dias formativos, destinados a atividades formativas, terão as manhãs preenchidas pelas residências em teatro, dança e circo com a participação de 16 artistas em cada uma delas. Este é um momento de um estudo prático de cada área envolvida no encontro, focado para a reflexão e prática sobre assuntos pertinentes na atualidade de cada residência. Cada residência será orientada por um profissional da área, fomentando a reflexão entre os participantes, sobre a arte contemporânea e suas intersecções com outras vertentes artísticas. Entendemos que para um Encontro de multi-linguagens, este momento de reflexão individual é de extrema importância por possibilitar um amadurecimento e troca de ideias artísticas de cada segmento.
As residências são:

Residência em Dança: A Dança da Indignação

Orientadores: Gal Martins e Djalma Moura.A atividade propõe um compartilhamento da pesquisa e criação do conceito criado por Gal Martins, denominado: A Dança da Indignação. Uma linguagem estética em dança que possa reverberar as indignações sociais e pessoais através de uma abordagem política trazendo signos e elementos de uma singularidade entre arte e vida, vida e arte.
 Por quê? Para que? E pra quem estamos produzindo dança?
 Diante da questão abordada acima, é emergencial o amadurecimento da estética de um CORPO REVOLUCIONÁRIO. Não se trata de uma revolução segregadora e sim uma “rebeldia” que se fundamenta na resistência que nos preserva vivos e nos engajam no processo radical de transformação e mutação. Esse conceito parte do princípio entre corpo e contexto e como se dá essa via comunicativa partindo de diversas inquietações e questionamentos a cerca de uma inter-relação efetiva entre o fazer coreográfico e seus diversos receptores, refletindo sobre os desafios de se produzir dança contemporânea nas “bordas da cidade” e interagindo diretamente com circuito cultural presente nas regiões centrais, eliminando as barreiras territoriais.

Residência em Teatro 



Orientadores: Marcos Coletta e Ítalo Laureano e integrantes do grupo Quatroloscinco.
A atividade propõe pensamentos e práticas pautados na pesquisa do grupo, focada na criação coletiva e na dramaturgia autoral, tendo o ator como centro do processo criativo. Quatroloscinco - Teatro do Comum é um grupo de teatro belorizontino que mantém trabalho continuado de pesquisa e prática artística baseado principalmente na criação coletiva e autoral sob uma estética contemporânea. Buscamos uma cena focada no jogo entre os atores e nas formas de aproximação com o espectador.

Residência em Circo: O palhaço tradicional no circo teatro 


Orientador: Teófanes Silveira (Biribinha) 

O repasse da arte do palhaço tradicional só é feito através da vivência no circo, porém nesta atividade os alunos experimentarão a pratica vivenciando e desenvolvendo entre si os meios de chegar a veia cômica e se aprofundando no estudo se suas personagens.
               





ESPETÁCULOS
E nas noites destes três dias, o Encontro recebe espetáculos de teatro, dança e circo, também abertos ao público da cidade e apresentados pelos orientadores das residências. Assistir a esses espetáculos dá a oportunidade de debater o momento em que nos encontramos quanto ao processo de criação artística e  como as reflexões durante o encontro, cruzadas com obras já concluídas, podem gerar novas questões para permear as atividades desenvolvidas.
Os espetáculos são:

Rebanho nº 06 - Sansacroma (DANÇA)

Espetáculo em constante pesquisa, que pretende ser um compartilhamento poético do processo criativo de solos dos seis interpretes da Cia Sansacroma, tendo como base as provocações realizadas através da terceira etapa da metodologia de criação: A Dança da Indignação. Processo mediado por Gal Martins.
É momento de experiência, onde o público presente será ferramenta fundamental de todo o processo.
O nome Rebanho nº06 refere-se à pesquisa baseada no devir animal, onde tivemos como foco o arquétipo do Búfalo, animal de forte potência.

Ignorância - Grupo Quatroloscinco Teatro do Comum (TEATRO)
Dois atores constroem diversas situações, ligadas por um jogo com trinta cadeiras de madeira espalhadas pelo palco. As cenas, ora ironicamente cômicas, ora dramáticas, criam reações contrastantes frente à ignorância humana e à nossa obsessão pelo progresso civilizatório. 





APalhassadamuzikada... Um SinphoniaEngrassada! - Cia Turma do Biribinha (CIRCO)
Este é um espetáculo criado a partir da linha do Circo Teatro e do palhaço Tradicional Nordestino. Com a ajuda do público, os palhaços, Biribinha e Pipoca desenvolvem números musicais convencionais e inusitados
preenchidos por esquetes e gags do palhaço tradicional e de forma engraçada nos traz a tona a lição de que estamos sempre a precisar uns dos
outros. A participação da plateia é fundamental, os espectadores executam música em instrumentos inimagináveis e todos juntos fazem da ‘PALHASSADAMUZIKADA’ uma Sinfonia Engraçada!



CABARÉ
Acreditamos que um espaço de encontro entre artistas de diversas regiões também precisa permitir que essas pessoas confraternizem e compartilhem suas vivências artísticas. Por isso a programação do Encontro fecha o seu penúltimo dia com a realização de um Cabaré multi-linguagens aberto ao público com apresentações de cenas, performances e números dos participantes imersos no encontro. A participação nessa atividade é facultativa e deve ser definida no ato da inscrição. O Cabaré será finalizado com uma confraternização entre os participantes.


CÍRCULO DE ENCONTRO
O 1º Encontro de Artes Convergentes não pretende ser apenas um evento que passe , mas sim, que possa deixar o registro de uma reflexão sobre o encontro entre áreas. Por isso o encerramento no último dia se dá com um café-debate onde a primeira refeição do dia servirá também para avaliação do encontro e do desenvolvimento do tema.


A participação em todas as atividades do Encontro é obrigatória para os artistas em imersão.